terça-feira, 2 de novembro de 2010

pós-derrota eleitoral 2010

Postei hoje, no Facebook essas duas mensagens que revelam um certo desconfôrto diante dos caminhos e descaminhos da aliança PSDB/DEM/PPS. Na verdade eu gostaria de uma discussão ampla a respeito dessa aliança e dos retrocessos forçados ou intencionais da campanha presidencial. E nítida falta de um projeto político em contraponto ao projeto da aliança em torno do PT e do lulismo.
A meu ver há muito de emocional, raiva, misturado com as justas razões de uma ruptura com o lulismo/petismo. Mas vejo que também essa "corrente"(?) carece de clareza sobre ela mesmo, apegando-se, aliás como todo mundo, a um projeto de poder que, no caso governista, tem ao seu lado o que vem sendo feito ou apregoado como tal.
Eis os textos postados hoje no Facebook:
02Nov10 .
17:40 hs Fernando Henrique fala bem, mas acho que falta uma análise maior do que acontece hoje. Só a continuidade do governo Lula quanto à economia não explica tudo mais. E as idéias que movem ou deveriam mover o PSDB ainda estão obscuras. Também se mover tocado por alguma "ameaça" ( não o FHC, mas muitos) é furada: não vejo ameaça alguma nesse momento.
17:45Hs Complementando: Como cidadão de esquerda não posso sucumbir às alianças. Também aqui digo que as diferenças de minha corrente política, pela luta democrática, com as opções de luta armada já não explicam nada. A questão é elucidar, agora, em que trajetória se colocou a política do PT com seus aliados e o lulismo. Haverá, num futuro próximo, possibilidade de recomposição da esquerda? Ou seguiremos divididos?

Um comentário:

Bruno Mello Castanho disse...

Na minha opinião, João, a esquerda vem se recompondo sim, mas fora desses projetos neoliberais representados por PT/PSDB e alianças. Votei no Plínio Arruda, pois ali sim vejo um projeto de esquerda.

um abraço