terça-feira, 17 de abril de 2012

TV Cultura

1- Dia 14Abril2012. Meus amigos, segunda feira, dia 16, tomo posse como membro do Conselho Curador da TV Cultura. É bom voltar ali, depois de tanto tempo. E emoção, afinal trabalhei ali com o Vlado (Vladimir Herzog) entre 1972 e 1974, também junto de amigos como o Fernando Jordão (diretor do programa, o "Hora da Notícia"), o Fernando Morais, Anthony Christo, Georges Bourdokan, tanta gente boa. Eu, apesar de já ser cineasta, com 3 longas, era "repórter especial", fazendo pequenos documentários para o telejornal diário. Eram filmes que revelavam um país diametralmente oposto ao exibido pela propaganda oficial da ditadura nas tvs. Por isso tivemos tantos problemas. Agora, na democracia, certamente os desafios são outros, queremos todos uma TV Pública forte, independente, ousada e desejada por todos.
2- Dia 17Abril2012 TV Cultura: No dia de minha posse como membro do Conselho Curador da TV Cultura ( na verdade, da Fundação Padre Anchieta, a quem pertence a TV Cultura), manifestação tranquila na porta e um bom debate no Conselho. Sem nos envolvermos em críticas à direção atual (João Sayad) a opinião geral (aqui é minha opinião sobre a reunião) foi a de que precisamos discutir a TV Pública. Nessa questão houve mutas mudanças nos últimos anos, inclusive com a criação da TV Brasil. E há a eterna questão: quem paga a conta.
Sinto que o Governo do Estado tem uma preocupação básica e justa, em dois níveis: primeiro o montante e o bom uso dos recursos repassados; depois a função socio-cultural da TV( e rádio), o reconhecimento público como um serviço cultural relevante, digno do orgulho de todo o povo de São Paulo. O resto, questão de gestão e de programação, é um assunto interno que cabe á direção da TV e ao Conselho Curador resolver. Isso é democracia. Tenho certeza de que é o que pensa e quer o Governo do Estado

Nenhum comentário: