segunda-feira, 29 de julho de 2013

Fest.LatinoAmericano e Vlado

FB 19Julho13
O Festival Latino Americano de Cinema ( Memorial da América Latina) terminou ontem, em altíssimo astral. Prêmios, festa e uma frequência maravilhosa em todas as sessões, com salas lotadas e um clima de alegria. Ao final do evento, em minha fala, lembrei-se de um grande amigo e do dia em que dediquei um prêmio a ele em 1978. Naquele ano eu venci o Festival de Gramado, com "Doramundo". E dediquei o prêmio ao meu amigo que havia feito o primeiro tratamento do roteiro e que não estava ali por ter sido assassinado pela ditadura militar três anos antes. Falo de Vlado, meu amigo Vladimir Herzog. A ele, com muita emoção, dediquei o final vitorioso de nosso festival latino Americano desse ano. Vlado se iniciou como cineasta, eu o conheci em 1963, naquela época ele fez um documentário, "Marimbás". Eu conheci o cineasta Fernando Birri, um de nossos principais mestres do documentário latino-americano, através do Vlado, que o visitou na Escola de Santa Fé, na Argentina. Depois Vlado optou pelo jornalismo, pensando que ali, principalmente na TV, poderia ter um maior acesso à população, atendendo ao seu desejo de trabalhar pelo país e, naquela época, pelo fim da ditadura militar. Eu disse, então, no encerramento do Festival, que Vlado poderia estar ali, conosco, como cineasta, não tivesse sido assassinado pela ditadura.

Nenhum comentário: