terça-feira, 27 de agosto de 2013

RUTH ESCOBAR VIVE!

FB 27Ago2013

Lamento muito ter acreditado em FALSA NOTÍCIA sobre Ruth Escobar. Esclareço: li a noticia enviei mensagens pedindo confirmação. Abri o Google e lá estavam alguns posts confirmando. Que absurdo! - desrespeito à Ruth e à família.
Mas aproveito para saudar a Ruth:
Ruth Escobar sempre foi uma pessoa essencial para o teatro brasileiro e também para o desenvolvimento de uma política cultural. Quando eleita deputada, preparou um inesquecível seminário sobre as políticas culturais pelo mundo. Um seminário que abriu nossos olhos ara as possibilidades modernas de participação do Estado na produção cultural. Pessoalmente tive contato com ela ainda em 1963 quando me iniciava no cinema, com Francisco Ramalho e nosso grupo KUATRO, na escola Politécnica. Filmamos seu TPN, Teatro Popular Nacional, um caminhão bau aberto de lado onde apresentava a peça "O auto do novilho roubado, de Ariano Suassuna ( com o engraçado Ary Toledo, que ficava fazendo caretas para nós, chamando a atenção da filmagem para ele...). O filme era produzido pela Ruth. Na campanha de Franco Montoro Governador, em 82, estivemos juntos e chegamos, os dois e mais o Fernando Morais, a sermos indicados pelas entidades de artistas para a Secretaria de Cultura do Estado de SP, coisa que não deu certo. Curiosidade é a participação dela em meu filme "O homem que virou suco", como uma madame que abriga mendigos. Importante foi reunião feita em sua casa entre intelectuais e TANCREDO NEVES, em plena campanha para presidente em 1984, na abertura política, o fim da ditadura militar. Eu mesmo é que falei em nome de todos. Um encontro importante e inesquecível. Devo agradecer a ela o apoio, quando fui nomeado Secretário da Cultura do Estado de SP em 2005. Por causa do plano Collor eu havia me afastado de SP por 12 nos e o apoio dela, com um coquetel em sua casa foi importante para recompor minha base de apoio na área cultural.

Minhas desculpas a todos, particularmente à Ruth e familiares.

Nenhum comentário: