segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Quem é João Batista de Andrade

Publicado no Grupo "Confinados em 06set13

QUEM É JOÃO BATISTA DE ANDRADE
“João Batista de Andrade é um desses autores latino-americanos que iluminam os acontecimentos” L.Navikova, crítica de cinema quando da premiação do filme "O homem que virou suco" como Melhor Filme no Festival Internacional de Moscou/1981

O escritor e cineasta João Batista de Andrade, doutor em Comunicações pela USP, nasceu em Ituiutaba (MG), em 1º de dezembro de 1939. iniciou sua carreira artística ainda estudante, na Escola Politécnica de USP, em 1963, onde fez parte do Grupo Kuatro de Cinema 
Como escritor seu primeiro livro publicado é Perdido no meio da rua (1989). Depois veio o juvenil A terra do Deus Dará (1991), os romances Um olé em Deus (1997) e O portal dos sonhos (2001) e sua tese de doutorado O povo fala (2002). Em 2013 publicou um novo infanto-juvenil, Sozitos, a lenda da Terra Ronca. 
No cinema, com 17 longas-metragens e inúmeros filmes para TV e circuitos alternativos, tem uma carreira nacional e internacionalmente premiada com títulos como os clássicos Doramundo (1978), Wilsinho Galileia (1978), O Homem que virou suco (1980), O país dos tenentes (1987), O tronco (1998), Vlado, trinta anos depois (2005), Veias e vinhos, uma história brasileira(2006). Seu primeiro filme é Liberdade de Imprensa (1967), que não chegou a circular publicamente, tendo sido apreendido pelos militares no Congresso da UNE em Ibiúna. Apesar da proibição, o filme foi visto por críticos, como Jean Claude Bernardet, que o considerou um marco no gênero, cunhando a expressão “Cinema de Intervenção”, que caracteriza o cinema do autor.
Na TV, João Batista de Andrade fez parte do grupo que criou o telejornalismo diário na TV Cultura de SP, o “Hora da Notícia”, dirigido por Fernando Pacheco Jordão e cujo editor era seu amigo Vlado (o jornalista Vladimir Herzog). Esse programa de grande significado na TV em épocas tão sombrias (de 1972 a 1975) foi liquidado pela perseguição militar com a prisão e assassinato de Herzog. Sobre Herzog, João Batista de Andrade realizou, em 2005, o filme Vlado, trinta anos depois.
João Batista de Andrade sempre teve presença marcante nas lutas pela cultura brasileira. Criou ou ajudou a criar inúmeras entidades culturais, como associações, festivais, produtoras de cinema e ONGs. Foi Secretário da Cultura do Estado de S. Paulo, autor da Lei da Cultura, o PROAC. Em 2012 foi nomeado Presidente da Fundação Memorial da América Latina.
eM 2013 LANÇA SEU QUARTO ROMANCE (sem contar os juvenis): "CONFINADOS", pela editora PRUMO

Nenhum comentário: