segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Ódio e Política

FB 06Out14

ÓDIO.
Se nossas opções eram por um Brasil melhor ou continuar melhorando, é preciso evitar o ódio aos vencedores. É estranho também, como tenho visto aqui no FB,  tomar a derrota dos adversários como uma vingança, um castigo imposto a eles por nosso desejo. Aqui e ali vejo esse viés anti-político, como se a política fosse a arena onde um só poderá sobreviver: o meu candidato. O outro deve servir de carne para minha angústia e meu desespero. E ser trucidado também pelo meu ódio. A política é uma atividade do ser coletivo que é o ser-humano. Assim nos construímos como sociedade. Nos líderes e nas correntes políticas se representam nossas aspirações, nossos sonhos, nossos desejos de mudanças. Assim, cada corrente política e cada líder tem seus significados que é preciso compreender, além de nosso ódio. O ódio é a cegueira que trava e radicaliza a política para além de sua função, aprisionando-a ao nosso destempero. As disputas políticas são fundamentais e aprendemos sempre com elas. E as vitórias e derrotas devem ser entendidas como os momentos dramáticos desse aprendizado.

  • Mirian Ibañez Grata pela reflexão. Compartilho.
    8 h · Curtir
  • Roberto Menezes Perfeita a sua análise, grande João Batista de Andrade. É que a passionalidade faz parte do nosso processo eleitoral, vem de longe, você sabe mais do que eu. E ver sonhos sempre adiados, às vezes dói e a gente extravasa. Um forte abraço e valeu a lucidez desta sua postagem..
    8 h · Curtir
  • Andrea Nogueira Joao, esse odio sinto e leio aqui entre os que "odeiam " a Dilma e que votaram contra ela e nao por conviccao aos s demais... eu estou triste por ver as escolhas que os paulistas fizeram na maioriaontem. Me sinto convivendo em terra estrangeira...
    8 h · Curtir · 1
  • João Batista de Andrade Não culpe o povo por não escolher a sua escolha,Andrea Nogueira.
    8 h · Curtir · 7
  • Ines Cardoso sábias palavras, mas a moçada ainda não entendeu.
    8 h · Descurtir · 1
  • Marcio Curi João Batista de Andrade estou de acordo. E acrescento: porque desprezar e estigmatizar a contribuição que cada um pode dar. Plagio aqui a Marina que teve um pensamento oportuno para essa ocasião: muitos ainda acreditam que uns são a encarnação do bem enquanto outros são a encarnação do mau. Esquecem que a riqueza está no plural, no diverso. As próximas semanas nos ensinaram muito... abs
    8 h · Descurtir · 4
  • Marcio Curi (revisão) ensinarão
    8 h · Curtir
  • Ines Cardoso com a reforma política, judiciária, as coisas podem melhorar muito. e sem essa de voto obrigatório, não acham?
    8 h · Curtir
  • Neusa Felipe Lastimável td isto...
    8 h · Curtir
  • Marisa De Carvalho Capobianco Abaixo o voto obrigatório! Sim, ao voto facultativo!
    8 h · Curtir · 1
  • 7 h · Descurtir · 1
  • João Batista de Andrade Voto facultativo, isso cheira a vingança, meus amigos. Vingar-se do povo que não votou como queríamos...
    7 h · Curtir
  • Ninho Moraes Os protestos contra os votos dos paulistas feitos por intelectuais e artistas lembram os vitupérios de João Figueiredo... Parecem dizer: Abaixo a Democracia...Ou o Povo não sabe votar, numa frase infeliz do Pelé, que não queria dizer o que acabou dizendo...
    7 h · Descurtir · 3
  • Joka Faria Grande João Batista de Andrade acabei de compartilhar.
    7 h · Descurtir · 2
  • Augusto Sevá Espanta entre nossos amigos, pessoas esclarecidas que assimilaram o ódio na política. Estou me comunicando em private com eles e solicitando não usar o face com mensagens que veiculem este sentimento.
    7 h · Descurtir · 7
  • Adalberto Piotto João Batista de Andrade, meu querido, como sempre no ponto com a sapiência usual. E, sim, se me permite, vivemos num ambiente de intolerância insuportável. A ameaça da perda de privilégios de quem tem 25 mil cargos de confiança no plano federal (um recorde de bonança com o dinheiro do contribuinte) aguça isso também. E as pessoas não querem o debate de idéias. Querem afirmar, não discutir. Mas a intolerância pela intolerância já tem sido capaz de desnortear muita gente. Abs, meu presidente!!
    5 h · Editado · Descurtir · 4
  • Andrea Nogueira Nao estou culpando, estou desapontada, pois me sinto estrangeira neste estado Joao... so isso (quem esta culpando o NE por nao saber votar eh o PSDB! Diga isso aos seus partidarios, Joao Batista
    7 h · Curtir · 1
  • Chico Nogueira Excelente!!!!!!!!
    7 h · Descurtir · 1
  • João Batista de Andrade Andrea Nogueira, minha amiga. Pois minha mensagem tem a ver com uma série de mensagens sobre o voto dos paulistas, que deram a vitória ao Aécio e ao Alckmin aqui no Estado. Lamento e fico entristecido pela forma como você empurra o problema para mim, ""meus partidários". Quem disse a você que sou do PSDB? - e onde você vê partidarismo em meus textos? Eu sou mineiro, você leu aqui alguma queixa minha sobre a vitória de um petista em Minas? Por favor.
    6 h · Curtir · 1
  • Tercio Dalla Vecchia · 7 amigos em comum
    Excelente reflexão. Infelizmente, quando pessoas esclarecidas percebem o que acontece de real na nossa política podre, não há como não se indignarem! A destruição que está sendo causada na economia de nosso Brasil tem que acabar. Daí a validade do voto contra.
    6 h · Curtir · 1
  • Andrea Nogueira Vc esta se colocando claramente, como eu tb... nao estou empurrando o problema para vc, Joao... pennaa vc entender assim!!!
    6 h · Descurtir · 1
  • João Batista de Andrade Tá bom, Andrea Nogueira, prezo mais a amizade do que essas discordâncias no calor da hora. Se interpretei mal ou ofendi você, peço desculpas.
    6 h · Curtir
  • Carla Gialluca Hossri Compartilhado! Lucidez e tolerância é o lema! Bjs
    6 h · Descurtir · 3
  • Maria Zitzer · Amigo(a) de Adalberto Piotto
    mesmo porke este clima de fla-flu não leva a lugar nenhum. A democracia não exerce só na hora do voto. Está na hora de participarmos sempre, fiscalizarmos também, exigirmos o k keremos para o ´País. Enkuanto acharmos k a democracia só se exerce na hora do voto, nada vai mudar. Só os k se beneficiam do poder.
    6 h · Descurtir · 3
  • Cléber Camargo Rodrigues pra pensar | repensar...
    6 h · Descurtir · 2
  • Andre Padovani Respeitar as diferencas , e um exercicio diario , e muitp dificil de ser praticado . Perfeito sua analise .
    2 h · Descurtir · 







Nenhum comentário: