quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Artigo Diario Sp 30Nov2015

Diário de São Paulo, 30Nov2015


Bem-vindos ao Memorial!
João Batista de Andrade
Em tempos adversos, ou como reza o dito popular, “quando o cobertor é curto”, a gestão de políticas públicas em instituições culturais, além da obrigatória austeridade, exige criatividade redobrada para oferecer eventos de qualidade e que satisfaçam as demandas de todas as faixas etárias e socioeconômicas da população.
É exatamente essa a realidade que o Memorial da América Latina está vivendo nos últimos meses, desde que mudou o seu perfil administrativo e imprimiu um novo conceito de gestão, ancorado na proposta de maximizar o uso de todos os espaços desse importante complexo arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer. Esse era meu desejo desde que assumi, há pouco mais de três anos: transformar o Memorial no novo endereço de lazer, recreação e cultura das famílias paulistanas nos fins de semana. Povoar nossos espaços. Daí a  marca de nossa gestão: Memorial, espaço público de cultura.
Para chegar a esse objetivo, sem depender totalmente do engessado orçamento público, implantamos uma nova filosofia de trabalho que prioriza as parcerias e a captação de recursos na iniciativa privada. As parcerias já sinalizam alguns aspectos positivos. O primeiro deles é que, mesmo com menos recursos próprios, os eventos vão trazer muito mais público ao Memorial do que no ano passado. Em consequência disso, mais pessoas estão descobrindo o Memorial. No Festival de Sorvete, por exemplo, 30 mil pessoas vieram ao Memorial e, destas, 9 mil visitaram o Pavilhão da Criatividade, uma de nossas exposições mais importantes.
Outro dado interessante: a proposta e o formato desses eventos em parceria oportunizam o relacionamento natural entre visitantes de diferentes nacionalidades - o que confirma a vocação do Memorial como polo de integração cultural da América Latina. Isso pode ser constatado no show em homenagem a Cazuza, que reuniu 40 mil pessoas na Praça Cívica. Ou, ainda, na festa de aniversário da Independência da Bolívia, que recebeu quase 50 mil visitantes em dois dias de evento.
Tudo isso reafirma o Memorial como uma das instituições mais visitadas de São Paulo. Muitos mais visitantes virão em 2016. Antes, deixo o convite: venham conhecer e se divertir coma Vila de Natal do Memorial. Nossa árvore de Natal vai competir em altura com a do Ibirapuera.

João Batista de Andrade é cineasta, escritor e presidente do Memorial da América Latina.

Nenhum comentário: